Tumblr Cadernos inéditos de Itamar Assumpção

Está semana começou a ser divulgado o tumblr Cadernos inéditos de Itamar Assumpção, idealizado por Anelis Assumpção, desenvolvido por Rogério Velloso e apoio do Itau Cultural.

Abaixo texto extraído do site que fala sobre a iniciativa.

Image

“Se você chegou até aqui, muito provavelmente sabe quem foi Itamar Assumpção. O que talvez não saiba é de um hábito que ele tinha: rascunhar suas idéias (quase todas) em prosaicos cadernos, daqueles tão comuns, de escola, espiralados. Com esferográficas, lápis ou hidrocor, entre 1986 e 2003 foram muitas dezenas deles preenchidos da primeira à última página com poemas, hai-kais, lembretes, desenhos, roteiros de shows,… Ele talvez não se desse conta, mas estava deixando um mapa de sua criação vulcânica. Os cadernos ficaram, foram preservados e agora começam a ser expostos à curiosidade daqueles que se interessam e se inspiram pela sua obra e história.

Pois este site/tumblr foi criado para que estas linhas e rabiscos ganhem o mundo. E em muitas vozes e interpretações. Colaborativo, caleidoscópico, dinâmico, mutante. Convidamos você a escolher um dos textos inéditos de Itamar Assumpção e a apresentar aqui a sua própria visão deles. Vale fazer um vídeo com o seu celular, um stop-motion, um gif animado, um selfie com sua câmera, um desenho, foto, gravação de áudio ou o que mais te dê na telha. Depois pode mandar para postarmos aqui. E então você pode espalhar pela internet afora.

Divulgação

Em suas paginas pessoais Anelis, Serena e Rogerio Velloso falaram sobre o tumblr, confira

Anelis Assumpção

muita caneta foi gasta.
muita folha de papel.
muitas horas perdidas de sono.
muita história começada.
muita história mal terminada.
muita onda.
muita letra.
muita poesia.
muita criação.
muito processo.
muito delírio.
muita exatidão.
muita questão.
muita resposta.
muito isso.
muito aquilo.
muito de Itamar Assumpção.

dia 27 de março, relançamos na livraria Martins Fontes, o livro Cadernos Inéditos de Itamar Assumpção pela Editora Terceiro Nome com realização do Itaú Cultural.
Além do belíssimo livro, está no ar o tumbler dos escritos desenvolvido pelo Rogerio Velloso com vídeos finalizados pela Anna Turra de maravilhosas criaturas interpretando alguns destes textos
Um convite a todos que façam seus vídeos e espalhem por ai um pouco mais desse muito tudo.

na primeira leva de vídeos estrelando Gero Camilo, Fabricio Boliveira e Pethit Thiago
deliciem-se.

Serena Assumpção

Daí que Itamar, meu pai, era um (baita) poeta. E a poesia maior de sua vida, a música, era escrita em cadernos universitários com espirais de metal. Daí que ele também nos deixou muito, muito trabalho a realizar. E a gente vai fazendo, um pouquinho por dia, por semana, por centenas de horas e a coisa acontece, sempre de um jeito bonito, do jeito mais bonito. A iniciativa Itamar Assumpção, é claro, tem o dedo fértil do Rogério Velloso. E minha irmã, Anelis Assumpção, sempre tão cheia de (baitas) idéias, chamou um povo lindo pra dizer uns textos do livro “Cadernos Inéditos”, aquele que lançamos em 2012 e que agora vai chegar muito mais fresco e crocante, aguarde, o Brasil! Tudo isso e mais um tanto, pode ser conferido aqui nessa página bonita, feita do jeito mais bonito, cheia de carinho e honestidade. Sim. Meu pai Itamar nos deixou um monte de coisas pra realizar, pra botar axé, no que não podia fazer acontecer sozinho. Às vezes nos tira o sono. Na grande parte do tempo é amor. Mas é que o amor machuca, desestabiliza o eixo, provoca o “equiíbrio”, zera o ego, tira o chão, causa arrebatamento, raiva e compaixão. Acho que este é seu maior ensinamento pós vida terrena. Itamar Assumpcão é um baita poeta.

Rogério Velloso através da pagina oficial do filme Daquele Instante em Diante

A Iniciativa Itamar Assumpção agora é essa: está entrando no ar (ainda em caráter experimental) o tumblr “Cadernos Inéditos de Itamar Assumpção” – um site colaborativo inspirado nos escritos deixados inéditos pelo Nego Dito. Está lá, neste link, aguardando que você o decifre. E participe.

Salve Itamar Assumpção!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s